Radiografia

ATM DIGITAL

As imagens radiográficas desta região são obtidas através da modificação da radiografia panorâmica.

Esta técnica evidencia uma visão qualitativa da região temporo-mandibular através de imagens laterais e/ou frontais, que são realizadas em máxima intercuspidação e abertura máxima.

Panorâmica Digital

Esta radiografia pode ser associada ou não ao complemento da radiografia periapical. Tem grande utilização em prótese, ortodontia, cirurgia, diagnósticos e acompanhamento de casos.

Possibilita em um mesmo exame (filme), a visualização das arcadas dentárias, superior e inferior, seios maxilares, côndilos, processo estilohioideo, fraturas, avaliação de tratamento ortodôntico, formação e desenvolvimento dos dentes, avaliação periodontal, avaliação de implante, prótese, desdentados além da visualização geral de todos os dentes presentes bem como o tecido ósseo de suporte.

A utilização desta técnica radiográfica é atualmente muito difundida na Odontologia, pois alia qualidade de imagem com pequenas doses de radiação (equivalente a 2 periapicais aproximadamente) e a um baixo custo para o paciente, além de facilitar a explicação dos procedimentos a serem executados, mostra a preocupação do profissional com a visão mais geral do paciente, não ficando restrito somente a um dente.

Teleradiografia Digital

Esta técnica é utilizada para obtenção de uma imagem radiográfica lateral do crânio para avaliações de cefalometria, onde será realizado um traçado (desenho das estruturas ósseas e dentais) e análise computadorizada (cálculos realizados pelo computador de suas dimensões), para avaliações ortodônticas em geral. Estas análises irão fornecer traçados de alta qualidade e fidelidade que são impressos em tamanho real, podendo ser realizado sobreposições entre os traçados e a radiografia.

Recentemente, o CROM disponibilizou a telerradiografia com o perfil demarcado por meio de contraste de sulfato de bário.

Também podem ser obtidas imagens para avaliações de cefalometria em norma Frontal (P.A.).

As análises de cefalometria são escolhidas de acordo com a conveniência da cada profissional.

 

Tomografia Volumetrica Digital

As Tomografias Volumétricas do tipo Cone Beam são indispensáveis para um preciso diagnóstico odontológico. Exames radiológicos, como: baixa dose de radiação, imagens na proporção de 1:1, opções de visualização em vários planos e ferramentas em 3D, proporcionam inúmeras informações das regiões avaliadas.

Desta forma, o CROM Radiologia mantém uma parceria com o SAT (Studio Avançado de Tomografia), que esta equipado com o mais moderno tomógrafo volumétrico de uso odontológico.

Saiba mais sobre o Sat: www.satomografia.com.br

Periapical Digital

RAIO-X PERIAPICAL

Radiografias periapicais são indicadas quando existe a necessidade de visualização do órgão dental, ápice radicular e o tecido ósseo adjacente.

Podemos ainda avaliar as relações anatômicas entre a dentição decídua e permanente, processos de cárie, cáries reincidentes, alterações pulpares e radiculares excesso ou falta de material restaurador, reabsorção interna ou externa, dentre outras possíveis imagens. Essas radiografias são realizadas sempre pela técnica do cone longo.

 

RADIOGRAFIAS INTERPROXIMAIS

São indicadas para a visualização das faces proximais dos dentes posteriores, com a finalidade de detectar processo de cárie nesta região, a relação anatômica das cristas ósseas alveolares e possíveis lesões periodontais.

Idade Óssea Digital

É uma radiografia feita da mão e punho esquerdo do paciente, para a constatação do estágio de amadurecimento dos ossos do carpo, metacarpo e das falanges e com isso determinar a idade óssea segundo os parâmetros da tabela de Greulich & Pyle ou por meio das mensurações de imagem digitalizada da radiografia utilizando o programa Radiocef©, associado ao programa de Curva de Crescimento.

Sobreposição Digital

A sobreposição de traçados é um recurso usado para avaliar as mudanças crânio-faciais do paciente em função de tratamento ortodôntico e/ou crescimento da face.

34

WhatsApp chat